CEAFRO
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Nome do Projeto: Jogando o preconceito para escanteio – Copa do Mundo 2010.
Público alvo: Escolas de Ensino Fundamental do município
Responsável pelo projeto: Maria Auxiliadora de Freitas Corrêa – Coordenadora da CEAFRO (Comissão de estudos afro-brasileiros) do município.
Blog: ceafro.blogspot.com
Fone: 3765-3054
“Quem não se lembra de onde veio, corre o risco de não saber para onde vai.” Provérbio Africano
Justificativa
Em junho de 2010 começa a Copa do Mundo na África do Sul, pensando nesse grande evento, a CEAFRO propõe para as escolas do município um projeto para tratar, não apenas do esporte, mas também das nossas raízes culturais africanas e do respeito à diversidade. O mundo nesse momento se une através do esporte e podemos proporcionar aos nossos alunos momentos de reflexões locais que nos enquadrarão à dimensão globalizada que é a Copa do Mundo.
A importância de se estudar a história de africanos e de afrodescendentes está relacionada às profundas relações que guardamos com a África. Os diversos povos que habitavam o continente africano, muito antes da colonização feita pelos europeus, dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia; usavam sistemas matemáticos elaboradíssimos, tinham conhecimentos de astronomia e de medicina. Sabe-se que desde 2003 a cultura africana faz parte de nosso currículo, no entanto, a imagem que se tem da África e de seus descendentes não é relacionada com produção intelectual nem com tecnologia, essas imagens errôneas provam que a História africana não está sendo trabalhada nas salas de aula. Glória Moura, coordenadora no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Universidade de Brasília (UnB), afirmou que “Essas idéias distorcidas desqualificam a cultura negra e acentuam o preconceito, do qual 45% de nossa população é vítima”.
Ciente do desafio que é o trabalho de desconstrução do imaginário racial que se formou a partir dessas idéias distorcidas, a CEAFRO, através do Projeto “Jogando o preconceito para escanteio – Copa do Mundo 2010” pretende oferecer atividades relacionadas a todas as áreas da organização curricular para que os educadores recheiem a mochila de conhecimentos dos alunos sobre a África. Certamente, a efetivação deste projeto, é um pequeno passo rumo à reparação humanitária do povo negro brasileiro
Objetivo Geral
· Desconstruir o imaginário racial existente a partir das idéias errôneas que se tem da África, refletindo sobre a contribuição real do povo negro para a sociedade brasileira.
Objetivos Específicos
· Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.
· Identificar fatores associados à situação em que se encontram as sociedades africanas.
· Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais.
· Valorizar os diversos saberes e fazeres africanos.
· Incentivar o debate sobre ética e respeito às diferenças.
· Valorizar o companheirismo e o espírito de equipe em diversas atividades.
· Compreender a Copa do Mundo da África do Sul de forma interdisciplinar.
Atividades propostas para o Ensino Fundamental
As sugestões de atividades aqui apresentadas não devem ser tomadas como receitas, mas como possibilidades a serem construídas, reconstruídas, ampliadas e enriquecidas com a famosa criatividade dos educadores.
Alguns pontos que precisam ser salientados antes da aplicação do projeto:
· A África é um país ou um continente?(confusão corrente nas escolas)
· A África é habitada apenas por pessoas negras?(equívoco que deve ser desfeito)
· O que é cosmovisão?
· Qual a importância da África para nós que vivemos no Brasil?
História e Geografia
· Pesquisa sobre os milenares conflitos que assolam o continente africano.
· Texto opinativo problematizando as seguintes questões: Que razões podem explicar o atraso econômico-social de diversos países da África? Por que se encontram no continente africano as nações mais subdesenvolvidas do planeta?
· Pesquisa sobre países africanos.
· Elaboração de mapas do Continente Africano
· O Apartheid na África do Sul
· Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul (país sede da Copa), para posterior comparação com o Brasil.
· Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).
· Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (trabalhar o conceito de fuso horário).
· Pesquisa com os familiares dos alunos, resgatando a história da família, formando sua árvore genealógica e descobrindo sua identidade familiar.
· Construção de um painel com fotos de negros em situações positivas.
Educação Física e Artes
· Pesquisa sobre as origens africanas da música brasileira.
· Explorar as diversas maneiras de jogar futebol (de campo, society, de salão).
· Produção Artística na África
· Curiosidades dos negros nas copas
· História das Copas.
· Estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios: fantasias, bandeirinhas, faixas e cartazes.
· Análise do mascote da Copa e criação de um para representar o Brasil com características afro-brasileira.
· Desenhar as bandeiras dos países que participam da Copa, enfatizando a da África do Sul e do Brasil.
· Expressar-se com o corpo com a mesma liberdade que observamos nas danças africanas, ou nas manifestações de origem africanas que encontramos no Brasil, no candomblé, no samba e no frevo.
· Confecção de dicionários com palavras africanas ilustrados pelos alunos.
· Móbile de máscaras africanas.
· Confecção de bonecas negras.
· Modelar a galinha de d’angola com argila.
· Coreografias.
Sugestões de músicas: “Mama África” (Chico César), “Lavagem Cerebral” (Gabriel, o Pensador), Canto das três raças (Clara Nunes), Mão de Limpeza (Gilberto Gil), dentre outras.
Matemática
· Exercícios de cálculo de áreas no campo de futebol.
· Os alunos devem identificar as figuras geométricas pintadas no gramado: retângulos, circunferências, semicircunferências...
· A tabela dos jogos da copa serve de base para exercícios de organização tabular. Explique que 32 países estão distribuídos em oito chaves nomeadas de A a H. Leve a turma a contar o total de jogos em cada grupo na primeira fase e proponha o levantamento de possibilidades.
· Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times.
· Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
· História da Matemática na África (Pesquisa).
· Pesquisa na unidade escolar para descobrir o percentual de alunos afrodescendentes e elaboração de gráficos.
Língua Portuguesa e Língua Estrangeira
· Entrevistas a pessoas negras da comunidade referentes a histórias de brincadeiras, de trabalho, de festejos, de celebrações religiosas, da vida na escola, comidas típica, etc. Os depoimentos orais colhidos pelos alunos serão transformados em textos que servirão de embasamento para o resgate da memória local (A Olimpíada da Língua Portuguesa propõe o gênero memórias para as 6ª e 7ª séries no ano de 2010, não seria um bom momento para resgatarmos memórias dos negros do nosso município?).
· Definir racismo, preconceito e discriminação e criar situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
· Pesquisa sobre os países africanos que falam a língua portuguesa e os que falam inglês.
· O Hino Nacional – Trabalhar a letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis.
· Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.
· Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).
· Organização de listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol).
· Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.
· Confecção de dicionários com palavras africanas ilustrados pelos alunos.
· Acróstico e poesia envolvendo a temática racial.
· Produção de um texto coletivo, falando da importância dos negros como parte da sociedade e condenando o preconceito.
Ciências
· Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa ( pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).
· Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
· Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.
· Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
· A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
· O fumo e o álcool: incompatíveis com a prática de esportes
· Discussões ecológicas e de medicina natural, através do estudo dos usos das plantas/ervas, muito difundido dentro da Cosmovisão Africana.
Ética (Tema Transversal)
· Trabalhar com os alunos o tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre, que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
· Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.
Culminância
A culminância do projeto deverá acontecer em data previamente agendada com exposição dos trabalhos realizados, danças, dramatizações e poesias sobre o tema em discussão.
Avaliação
O projeto será avaliado durante todo seu desenvolvimento. O professor deverá registrar o avanço individual e coletivo da turma, levando em consideração a importância do resgate dos saberes e fazeres afro-brasileiros e do respeito às diferenças.
Bibliografia
Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD,2006
MUNANGA, Kabengele (Org.).Superando o Racismo na escola na escola, 2ª edição Brasília, Ministério da Educação, SECAD,2008.
Nova Escola - Edição 192, Maio 2006.
Ribeiro,Álvaro Sebastião Teixeira;Souza,Bárbara Oliveira; Souza,Edileuza Penha de; Ribeiro,Iglê Moura Paz (Org.). História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola, 1ª Edição,Brasília; Ágere Cooperação em Advocacy,2008.
Links
www.africaeafricanidades.com
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