terça-feira, 23 de novembro de 2010

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS AFRO-BRASILEIRAS - EFETIVIDADE DA LEI 10.639/2003 NO ESPÍRITO SANTO E BRASIL

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2010 foi realizado, na UFES, o III Seminário de Educação das Relações Raciais Afro-Brasileiras com o objetivo de obter um panorama sobre a realidade da implementação da Lei 10.639/2003 no Espírito Santo e Brasil, apontando avanços e desafios, como também criações, estruturações e fortalecimento de setores específicos institucionais, públicos e privados étnicorraciais ( Comissão de Estudos ou similar - CEAFROs e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEABs), para o enfrentamento dos desafios.


Programação
18/11
1- Marco Legal - Palestrante: Dr Humberto Adami Santos Junior (Ouvidor da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR)
2- Diagnóstico da Implementação da Lei no Espírito Santo - Palestrante: Luiz Carlos Oliveira (Centro de Estudos da Cultura Negra - CECUN e Fórum Estadual das Entidades Negras - FENEGRA -ES)
3- Relações Raciais e Políticas de Formação de Professores/as e seus desdobbramentos. Palestrante: Profª Drª Iolanda de Oliveira (UFF/PENESB)
4- Relato de Experiências de Comissões de Estudos Afro-Brasileiros - CEAFROs de Vitória, Ponto Belo, Aracruz, Conceição da Barra, Boa Esperança, Jerônimo Monteiro, NEABs UFES e IFES.
19/11
GT - Grupos de Trabalho.
GT1-Políticas de Formação para Gestores e Profissionais da Educação.
GT2-Políticas de Material Didático e Paradidático
GT3- Criações de setores específicos sobre a temática étnicorracial em Secretarias de Educação e Instituições afins com rubrica orçamentária, para implementação da Lei 10.639/2003.
GT4-Currículo e práticas pedagógicas para implementação da lei 10.639/2003.
GT5-Gestão Democrática e mecanismos de participação social.

Diversidade Étnicorracial e Educação Superior Brasileira - Palestrante: Prof. Dr. Ahyas Siss (LEAFRO/UFRRJ)

"Não Basta que seja pura e justa a nossa causa. É necessário que a pureza e justiça existam dentro de nós" Agostinho Neto



Apresentação do relato de experiência da CEAFRO
de Conceição da Barra




Um comentário:

  1. Oi Dora!!
    Muito importante sua iniciativa.
    Este blog com certeza vai ser uma referência importante para todos nós educadores, que somos os mais importantes multiplicadores das questões pertinentes a lei 10.639/03.

    Eu já sou seguidora, com certeza sempre passarei por aqui para ficar bem informada e aprender mais.

    Muito Axé para você!

    Beijos!!

    ResponderExcluir